Site Loader

Automatizar testes tem sido requisito certo para profissionais da área de testes de software e também para desenvolvedores que desejam atuar em empresas mais inovadoras/contemporâneas. Por isso, a pergunta da vez é: “- Onde encontrar conteúdo que me ajude nessa saga?”, é grátis ou pago? Nesse post mostrarei um caminho para você que deseja aprender a automatizar testes usando Java como linguagem de programação base.

1. Relembre conceitos de Java e orientação a objetos

Um dos pontos cruciais na aprendizagem de qualquer framework de automação de testes é o conhecimento de uma linguagem de programação, seus conceitos e práticas. No Java, temos a orientação a objetos como sendo algo a se aprender, por isso, gravei um mini-curso gratuito de 1h onde falo sobre os principais conceitos de programação e orientação a objetos necessários para escrever seus primeiros scripts de teste, acesse a partir do link abaixo:

http://bit.ly/5etapasAprendaJavaParaAutomacao

2. Aprenda como configurar o ambiente, escrever scripts e executá-los

Para criar um projeto e escrever seu primeiro teste é necessário baixar e configurar alguns softwares em seu computador. Esse processo pode ser um pouco chato e doloroso caso você nunca tenha o feito. Escrever o primeiro teste executá-lo também possui seus macetes. Por isso, gravei um vídeo gratuito de 20 min que está disponível no Youtube, mostrando como configurar e criar seu primeiro script de testes com Selenium WebDriver em Java:

http://bit.ly/5etapasAprendaWebDriver

3. Melhore seus conhecimentos sobre identificação de elementos

Identificar os elementos contidos nas páginas é um passo que depende de conhecimento sobre a forma com que os elementos são construídos na renderização da página. Como identificar um botão, ou um campo, ou um formulário, etc. O Selenium WebDriver possui uma série de estratégias de identificação predefinidas. Quando não são suficientes, usar XPath ou CSS Selectors são as últimas opções, por isso, escrevi um post no blog da Qualisterfalando sobre como usar XPath na identificação de Elementos:

http://bit.ly/5etapasAprendaXPath

4. Faça um curso que te leve direto ao ponto

Muitas pessoas reclamam por obter conhecimento genérico em cursos de tecnologia. Pensando nisso e na flexibilidade de horários, publiquei um curso na Udemy que explica como iniciar um projeto de testes, como escrever seus scripts, aplicar estratégias de testes e por fim, executar o teste localmente e também como executá-lo na nuvem. É direto ao ponto. Mostrando, na prática, o mindset por detrás da automação e boas práticas de como faze-lo. O curso dura 4h30, possui material explicativo para cada vídeo, duas aulas gratuitas de exemplo e certificado ao fim do curso. Clicando no link abaixo você se inscreve no curso pagando apenas 35 reais, aproveite:

udemy.com/automacao-de-testes-com-selenium-webdriver-em-java/?couponCode=DESCONTAO-WD-2018

5. Vá mais fundo no conhecimento acessando a documentação da biblioteca

Uma vez que você já conhece os principais comandos e quais são as classes e métodos que utilizará em seu dia a dia, o próximo passo é ir mais a fundo na documentação e tentar entender o que mais é possível fazer usando a biblioteca do Selenium WebDriver, por isso, recomendo que acesse o link abaixo para aprender mais visando melhorar seus scripts:

http://bit.ly/5etapasWebDriverDocs

Conclusão

Como vimos, há uma forma simples, gratuita ou com um preço muito baixo para aprender a automatizar testes. Para obter conhecimento é necessário dedicação, esforço e motivação. Por isso, corra atrás de seus objetivos e desfrute dos frutos que seu esforço lhe trará!

Post Author: Júlio de Lima